ROTEIRO GERAL PARA FORMULAÇÃO DE PLANEJAMENTOS E RELATÓRIOS DAS ORGANIZAÇÕES E ASSOCIAÇÕES DA CONVENÇÃO BATISTA MARANHENSE – 2020
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONVENÇÃO BATISTA MARANHENSE
“Tudo quanto tiverdes a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, conforme o teu entendimento” Ec 9.10ª
A Convenção Batista Maranhense é constituída por igrejas batistas recebidas com o intuito maior de fazer o Reino de Deus conhecido. Assim, estamos representados por áreas definidas geograficamente e/ou estrategicamente, a saber: Cocais, Baixada, Lençóis, Pindaré, Munim, Alto Turi, Metropolitana e Grande São Luís fazendo-nos constar um total de 269 Igrejas e 221 Congregações.
O trabalho de expansão desenvolvido pela Convenção acontece por meio de capacitação, representação denominacional, sondagem diagnóstica, qualificação de liderança, ações sócias executadas em parceria Convenção – Associação / Igreja.
Objetivando o crescimento, acompanhamento e realimentação das ações a serem executadas foi elaborado o presente planejamento estratégico.
Por meio das Associações, observaremos a realidade sócio-cultural e assim e com a participação da Igreja local apresentaremos o alcance necessário visando a divulgação da mensagem de salvação, mas também, a ajuda mútua à sociedade.
MISSÃO – Promover a glória de Deus pela cooperação entre as igrejas batistas para levar o homem integralmente a Cristo
VISÃO – Ser reconhecida pelas Igrejas Batistas pelo serviço de excelência no fenômeno do seu compromisso com Jesus Cristo, da unidade e da fiel generosa cooperação denominacional.
ESTRATÉGIA – Aprimorar os processos interno e a atuação finalística para melhor atender as igrejas Batista Maranhense em seu constante aperfeiçoamento no compromisso com Jesus Cristo e relevância para sociedade.
VALORES
- Transparência – Desejamos como gestores denominacionais dar total transparência as ações e realizações.
- Excelência – Buscaremos a excelência crendo que Deus merece o melhor de nós. Fazendo o melhor possível humanamente e dependendo em tudo de Deus.
- Flexibilidade – A Convenção estará atenta às realidades internas e externas, promovendo constantes ajustes no Planejamento.
- Celeridade – No tempo das grandes transformações desejamos como gestores tornar a CBM mais próxima das igrejas e dos crentes batistas do Estado do Maranhão com respostas rápidas e decisões mais dinâmicas.
- Frutificação – A forma de medir o sucesso do trabalho Convencional passa pelo critério da frutificação, ou seja, mais Líderes treinados, comunicação mais rápida, mais gente convertida, mais batismos, mais igrejas fortes e mais igrejas sendo organizadas.
- Avaliação – Acreditamos no processo de avaliação contínua das ações e estratégias estabelecidas para que haja mais produtividade, mas eficácia, com correção de rotas e rumos.
- Eficácia e eficiência – A CBM quer fazer a coisa certa, ou seja, atender as igrejas em suas reais necessidades, de modo certo, otimizando recursos, modificando processos, reduzindo custos, além de utilizar a melhor técnica na execução de suas ações.
- Integração – A CBM deseja que todos os gestores estejam unidos e que todas as áreas estejam interligadas sob a direção executiva, além de buscar uma sintonia fina com as Associações e as igrejas no processo de execução deste planejamento.
- Caráter Cristão – A CBM deseja que todos os cristãos, tenham desenvolvido na sua formação o Caráter de Cristo.
ÁREAS A SEREM ALCANÇADAS E PROGRAMAS RELACIONADOS:
1- PROGRAMA DE COOPERAÇÃO FINANCEIRA
1.1 (Plano Cooperativo) e levantamento de recursos diversos
METAS: Atingir 100% de participação das Igrejas afiliadas
Manter a fidelidade das Igrejas cooperantes da Convenção
Resgatar o total de Igrejas que não cooperam junto a Convenção
Estratégias:
Observação sistemática ao orçamento anual de distribuição do PC de modo que haja contemplação crescente progressiva aos programas de evangelização, educação religiosa (treinamento) e comunicação.
Assistência ao setor competente quando da distribuição do PC um percentual fixo para investimento em compra de propriedades estratégicas voltados para atender as igrejas que estão em áreas estratégicas e fazem parte do Convênio firmado ou estão dentro do Programa de Plantação de novas igrejas;
Manutenção e atualização acessíveis às informações financeiras da CBM através do site da CBM.
Oferta de vantagens para as igrejas (membros e Líderes) na participação em eventos (Congressos, seminários, etc.) realizados pelas organizações da CBM;
1.2 SIM – SISTEMA INTEGRADO DE MISSÕES
METAS: Dinamizar a campanha do SIM para obtenção do alvo no valor de trezentos e trinta mil reais;
Estratégias:
Mobilizar Promotor de Missões Estaduais nas Igrejas locais
Revitalizar o dia de Missões Estaduais nas Igrejas
Enviar material de promoção da Campanha de Missões Estaduais para as Igrejas do campo maranhense.
2-EVANGELIZAÇÃO E MISSÕES
METAS: Implementar os chamados Missionários Associacionais – Os missionários regionais trabalharão com as diversas regiões nas quais estão divididas o Estado do Maranhão, sobretudo fomentando o seu desenvolvimento conforme preceitua no Programa de Expansão Missionária da CBM.
Integração do programa de missões – Promover a integração do programa de missões e evangelismo, havendo uma cooperação entre Missões Locais e CBM nos projetos voltados para o Estado, incluindo a seleção, treinamento e acompanhamento dos missionários e a gestão de Evangelismo e Missões.
Estratégias:
2.1 Revitalização de igrejas e/ou Congregações que estejam localizadas em áreas estratégicas;
2.2 Desenvolvimento de ações missionárias com as igrejas nas áreas estratégicas;
2.3 Celebração de convênios para o sustento adequado de pastores, e missionários das igrejas e/ou congregações;
2.4 Atenção às igrejas, observando os critérios pré-estabelecidos, na aquisição de propriedades, visando agilizar o seu processo de crescimento. Neste aspecto serão considerados critérios para doação e critérios para devolução do valor viabilizando ajudar outras igrejas.
3-PROGRAMA DE PARCEIRIAS MISSIONÁRIAS
METAS: Estabelecer parcerias com todas as Associações do Estado
Criar um grupo de Promotores de Missões e Missionários
Promover encontros de missionários e promotores de missões (Congresso Missionários)
Estratégias
Integração da Associação na realização desta parceria;
Envolvimento dos pastores, promotores de missões, missionários, que desenvolvem a evangelização no Estado;
Realização de intercâmbio com os líderes das áreas associacionais.
METAS: Levantar áreas estratégicas para abertura de novos trabalhos
Desenvolver 10 projetos de plantação de Igrejas em parcerias com igrejas locais
Estratégias
Definição das áreas estratégicas para esta finalidade;
Aquisição de parcerias com igrejas maiores no projeto de plantação de igrejas;
Realização de treinamento específico sobre estratégias de crescimento de igrejas.
Decisão de compra de propriedades para novas igrejas via Associação.
N.B – Para este objetivo serão definidos alguns critérios, que considerem a forma de correção do valor em caso de empréstimo para efeitos de devolução viabilizando ajudar outras igrejas.
5- PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DE PEQUENAS IGREJAS
METAS: Atingir 8 Igrejas e/ou Congregação visando revitalização
Estratégias:
Revitalização de igrejas e/ou Congregações que estejam localizadas em áreas estratégicas;
Desenvolvimento de ações missionárias com as igrejas nas áreas estratégicas;
Celebração de convênios para o sustento adequado de pastores, e missionários das igrejas e/ou congregações;
Atenção às igrejas, observando os critérios pré-estabelecidos, na aquisição de propriedades, visando agilizar o seu processo de crescimento.
6- PROGRAMA DE TREINAMENTE DE LÍDERES
METAS: Realizar “X” Seminários para formação de Lideres
Promover “X” Cursos de aperfeiçoamento em gestão pastoral
Estratégias:
Capacitação de líderes para atendimento em áreas específicas;
Realização de eventos a nível de Associação e Organização
7-PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DENOMINACIONAL
METAS: Aumentar para 90% das Igrejas o uso de material batista nos estudos doutrinários
Promover 8 oito capacitações para professores de EBD
Pomover 8 oito capacitações (Igreja Multiplicadora) uma por Associação
Estratégias:
Viabilização do material de apoio para estudos bíblicos doutrinários;
Revitalização da Escola Bíblica Dominical;
Realização de capacitação para Professores e Líderes que inclua além do aspecto técnico, base teológica e doutrinária;
Preparação de material de apoio ao Programa de Fortalecimento doutrinários: Livros, revistas, artigos, e materiais áudio visuais;
Realização de capacitação às lideranças locais para servir bem as Igrejas (relatórios, atas, planejamentos, recurso didático, eventos etc…)
Despertamento dos crentes para a mordomia, oração, evangelização, vida familiar saudável;
Incentivo às Organizações Missionárias na consecução dos seus fins;
Orientação e acompanhamento as Igrejas quando da elaboração dos seus planos;
Capacitação aos educadores e/ou Líderes educacionais com vista ao fortalecimento do trabalho de educação cristã na Igreja;
Realização de trabalho específico com crianças (Escola Bíblica de Férias, Datas comemorativas)
Celebração do dia do Educador
8-ATUAÇÃO NA SOCIEDADE
Programa de Ação Social da CBM
METAS: Cadastrar todas as igrejas que já fazem ação social, bem como seus programas e áreas de atuação
Realizar um Congresso de Ação Social
Desenvolver projetos em parcerias com instituições
Desenvolver uma atividade no dia 02 de maio dia de Ação Social da Convenção Batista Maranhense
Estratégias:
Levantamento em todo o ESTADO, sobre o programa social que tem sido realizado pelas igrejas;
Viabilização de material para grupos de estudo sobre o papel da igreja na sociedade, os desafios da igreja na sociedade de hoje, a ação social da igreja;
Realização de Congresso Anual, constituído de material e abordagem de temas relacionados a questões sociais como: família, cursos para noivos e namorados, questões da dependência química (álcool e drogas) na família e na sociedade de hoje, programa de apoio a gestantes, programa esportivo comunitário, projeto PEPE, direitos e deveres das crianças e idosos
Apoio as igrejas quando do desenvolvimento da ação social na comunidade em que está inserida, com material sobre programa esportivo comunitário, reciclagem, centro de convivência para idosos, aconselhamento para casais, noivos e namorados, feminicídio, infanticídio e doenças emocionais;
Incentivo as igrejas a terem um departamento, ou um ministério, uma ação comunitária regular como parte das ações da igreja;
Celebração de parceria com instituições que trabalham com recuperação de dependentes químicos.
9-FINANÇAS E PATRIMÔNIO
METAS: Programa de auto sustento de áreas da CBM
Reforma das Instalações do Acampamento do Araçagy e predial da Convenção
Acompanhamento Técnico Jurídico para o Seminário, Colégio Batista e ABA
Estratégias
Melhoramento das condições do Acampamento Batista do Araçagy tendo como objetivo torná-lo um centro de treinamento de excelência visando a captação de recursos para investimentos em outras atividades;
Assistência às unidades do Colégio Batista, Seminário Teológico Batista e Acampamento Batista do Araçagy de modo que estes assegurem seu auto sustento.
Promoção de ações para aquisição de patrocinadores para a publicação das mídias sociais e/ou impressa;
Realização de Congressos e eventos como CBM;
Captação de recursos para produção de mídia (CDs, DVDs e outros)
10-GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO
Estrutura, funcionalidade e expansão da Convenção
METAS: Definição da estrutura para funcionalidade da Convenção por meio de reforma estatutária;
Implementação do Projeto de Expansão Missionária;
Cooperação junto as Associações Executivas, Associações Auxiliares e Organizações Missionárias arroladas à Convenção.
Estratégias
Executar ações com o propósito de avançar as reformas e/ou decisões propostas pela Assembleia;
Estabelecer cronograma de ações a ser implantado na estrutura convencional;
Avaliação e mensuração e divulgação dos dados adquiridos por meio de relatório padrão estabelecido pela Convenção.